segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

VIOLÊNCIA VERBAL


JESUS DISSE: “Ouvistes que foi dito aos antigos (tempo de Moisés): Não matarás, e quem matar prestará contas com a lei divina. Pois eu (Jesus) vos digo que todo o que se ira contra o seu irmão e que disser a ele: raca e és louco, também prestará conta com a lei divina.”
Jesus quis mostrar que não cometemos falta apenas por desencarnar alguém, como era comum na época de Moisés, mas também quando matamos uma pessoa por dentro, em seus sentimentos, matamos sua vontade de viver quando nos iramos, ficamos coléricos, colocamos em dúvida sua sanidade mental ou a desprezamos. Pois, quando os judeus diziam “raca” (homem de pouco valor) eles cuspiam de lado para deixar bem claro que a pessoa não merecia nenhuma consideração. 
Parece bobagem, mas esse tipo de comportamento é uma violência arrasadora. Na verdade Jesus condenou o que hoje chamamos de bullying. Quantas pessoas cometem suicídio por serem humilhada com piadas, chacotas e comentários que denigrem a imagem da pessoa. Hoje, as redes sociais propiciaram que esse tipo de violência se alastrasse. São comentários maldosos, compartilhamentos de notícias que, muitas vezes, nem são verdadeiros. A pessoa ofendida fica marcada com aquela fofoca maldosa para o resto da vida mesmo que aquilo não seja verídico. Uma forma perigosa de atrapalhar a vida de uma pessoa no relacionamento familiar, escolar, de trabalho e outros. E mesmo que seja verdade, não cabe a nós julgarmos ou ajudarmos a propagar a violência. Muitas pessoas acham que tem a procuração de Deus e fazem, Justiça com as próprias mãos, ao lerem certas notícias. Por isso precisamos ter cuidado ao compartilharmos ou comentarmos certas notícias.
EXEMPLO: No livro "Nos Domínios da Mediunidade", André Luiz nos mostra uma senhora que chega ao Centro Espírita com o ventre volumoso e semblante dolorido a procura do passe como ajuda. O Espírito Conrado explica para André Luiz e outros Espíritos que ali estavam analisando o caso que, a mulher estava com icterícia complicada, seu fígado estava comprometido, e que nasceu de terrível acesso de cólera, em que ela se envolveu no reduto doméstico. Ela sentiu extrema irritação, e adquiriu hepatite, da qual a icterícia é a consequência. 
Como vemos, Jesus mostrou que violência não é apenas agressão física, mas também a violência verbal. E como disse André Luiz: “A palavra pode ter a força de um punhal”, porque fere, machuca e pode causar outro tipo de morte. E, para quem gosta de "dizer a verdade" para as pessoas, lembre-se estas palavras de André Luiz: "Se você acredita que franqueza rude pode ajudar alguém, observe o que ocorre com a planta a que você atire água fervente." Pensemos nisso!


Rudymara




Nenhum comentário:

Postar um comentário