quarta-feira, 29 de novembro de 2017

PRATIQUEMOS O AMOR ENSINADO PELO CRISTO


Amigos e amigas, observem esses 2 fatos para refletirmos juntos:

1º) Uma moça de 19 anos, Thauane Cordeiro, estava numa estação do metrô usando um turbante quando algumas mulheres negras olhavam para ela de maneira contraditória até que uma foi dizer que ela não deveria usar turbante porque ela era branca. Thauane tirou o turbante e falou: "tá vendo essa careca, isso se chama câncer, então eu uso o que eu quero! Adeus." Elas ficaram sem graça.
Como cristãos que somos devemos lembrar a recomendação do Cristo: "não faça ao próximo o que não gostaria que fizesse para você." Quanto tempo os negros são discriminados? Eles gostam disso? Claro que não, não é? Então, não devem fazer o mesmo para quem é de raça diferente da dele. Claro que não é uma atitude aprovada por todos os negros, graças a Deus. Agora, imaginemos as pessoas puxando os cabelos das mulheres negras que alisam e colorem o cabelo de loura e dizendo a mesma coisa que disseram para essa moça. Viraria uma guerra, não é? 
2º) Vimos também o ataque de uma socialite contra a filha adotiva de um casal de artistas por ela ser negra. Palavras ofensivas que indignaram qualquer pessoa de bom senso. Graças a Deus também não é uma atitude aprovada por todos os brancos. Precisamos nos desarmar de sentimentos negativos para sair às ruas, falar, dar uma opinião ou colocar nosso modo de pensar na internet. As pessoas estão muito agressivas. Está faltando o exercício da tolerância, da caridade e do respeito. De exercer os deveres como cidadãos. Não basta gritar pelos direitos, é preciso respeitar o direito do outro também. Mas, não sintamos ódio, o Cristo pediu que "retribuíssemos o mal com o bem, amássemos nossos inimigos e orássemos por aqueles que nos odeiam." Pensemos que nós não sabemos quem fomos e o que fizemos em encarnações passadas. Quem sabe já fomos preconceituosos e racistas ou fizemos coisa pior. Através das encarnações vamos trocando de corpo físico e, consequentemente, de raça, para aprendermos a respeitar o "diferente" de nós. Já fizemos isso muitas vezes e continuaremos a fazer até alcançarmos a angelitude e, assim será com todos que convivem conosco nesse planeta. É a lei do progresso. Precisamos lembrar que, quando olhamos para alguém diferente de nós esse alguém está olhando para nós e também vendo uma pessoa diferente dele. Diferente não significa pior que nós. Como disse Lacordaire no O Evangelho segundo o Espiritismo: "Todos os homens são iguais na balança Divina e só as virtudes nos distinguem aos olhos de Deus." Na balança divina Deus não levará em conta a cor da nossa pele, nossa posição social, nossa religião, o time de futebol que torcemos, se fomos hetero ou homo, homem ou mulher, mas sim as virtudes que abrigamos dentro de nós. Só o orgulho faz com que nos achemos mais, ou melhor, que nossos irmãos. Certa vez um jovem chamou Jesus de "bom homem" e o que foi que ele respondeu? 
- Bom é só Deus que está no céu.
Pensemos nisso!


Texto de Rudymara




Nenhum comentário:

Postar um comentário