domingo, 23 de julho de 2017

MACONHA NA VISÃO ESPÍRITA




O Uruguai começou a vender, nesta quarta-feira (19/07/2017). Desde o início do dia centenas de pessoas de várias idades fizeram longas filas (foto) para adquirir maconha para uso recreativo.
Lendo essa notícia me assustei. Quantas pessoas numa fila para comprar algo que danifica a saúde e que diminui o tempo de vida, ou seja, quantos suicidas indiretos. Quem dera as pessoas estivessem dispostas a enfrentar uma fila para ser voluntário em algum trabalho social ou algo útil à sua vida e da sociedade. E usar esse dinheiro para algo mais edificante. 
Marilia Gabriela fez uma entrevista com Ronaldo Laranjeira, médico psiquiatra formado pela Escola Paulista de Medicina em 1982, com residência em psiquiatria pela mesma instituição. Fez o PhD em Psiquiatria na Universidade de Londres (Maudsley Hospital) no setor de Dependência Química. Atualmente é professor titular do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP, diretor do INPAD (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Políticas Públicas do Álcool e outras Drogas) do CNPq e coordena a UNIAD (Unidade de Pesquisas em Álcool e Drogas). Tem grande experiência na área de tratamento da dependência química e coordena uma série de cursos de especialização nessa área, com mais de 1.000 alunos do Brasil inteiro formados. Tem mais de 180 artigos científicos publicados. 
Ela perguntou a ele: A MACONHA É INOCENTE AO CORPO FÍSICO? Ronaldo Laranjeira respondeu: "A maconha vem recebendo á muitos anos uma imagem muito favorável, inofensiva. Esta é a cultura popular da maconha. Mas, do ponto de vista médico, está acontecendo o contrário. Há dez, doze anos atrás a maconha não era tão estudada. Os estudos atuais têm mostrado o quanto a maconha tem produzido bem mais transtornos mentais que a gente imaginava, a ponto de 10% dos novos casos de esquizofrenia ter ocorrido pelo uso da maconha." 
Marilia Gabriela: E O USO MEDICAMENTOSO? Ronaldo Laranjeira: "O uso medicamentoso é discutível. Tem alguns países que estão desenvolvendo isso, como os Estados Unidos. Mas, o uso medicamentoso não é o indivíduo fumar a maconha, é que alguns dos componentes da maconha poderiam ser usados em situações muito específicas para fins terapêuticos. Porque a maconha tem mais de 400 substâncias dentro da fumaça dela, é muito provável que alguém fumando tanta coisa vai ter um efeito terapêutico de um dos componentes. Talvez não tenha uma dose terapêutica desse componente. Então, faz parte da mística da maconha. Alguns componentes do cigarro, que são mais de 4000 substâncias, como a nicotina pode ser usada como medicamento. Mas, não poderemos indicar para a pessoa fumar cigarro para ter efeito medicamentoso." 
Marília Gabriela: VOCÊ É FAVORÁVEL A DESCRIMINALIZAÇÃO? Ronaldo Laranjeira: "Não. Como psiquiatra eu fico muito mais preocupado com as pessoas que tem dependência química. Antes de discutir a descriminalização precisamos discutir a proteção do contingente enorme de dependentes químicos que estão absolutamente desassistidas pelo Estado. Droga é uma grande ilusão do século XXI."
Queremos deixar claro que, nós espíritas não somos contra quem faz uso de qualquer droga (forte ou fraca, lícita ou ilícita), porque somos a favor do livre arbítrio. Mas, aqui, ou em qualquer outro meio de comunicação onde expomos a visão espírita sobre vários assuntos, priorizamos a visão ESPIRITUAL. Como acreditamos na reencarnação, numa vida após esta vida, sabemos que todo prejuízo que causarmos ao nosso corpo físico, diminuindo o tempo de vida na Terra é SUICÍDIO. E todo prejuízo que causarmos aos que convivem conosco neste planeta (pai, mãe, irmãos, desconhecidos), de maneira direta ou indireta, também prestaremos contas às leis divinas. Não precisa ser inteligente para observar o que as drogas estão fazendo na vida das pessoas, dentro dos lares, das escolas, sendo a causa principal de pequenos e grandes furtos e assaltos, enfim, ela é um câncer na sociedade. O plantio é livre, mas a colheita obrigatória. Não queremos obrigar ninguém a acreditar no que acreditamos, mas esta página é espírita e colocamos aqui assuntos sob sua visão. Sem querer impor nossa filosofia cristã de vida. Nós acreditamos na conscientização das pessoas. O cigarro já está perdendo espaço em nossa sociedade. A conscientização pode demorar, mas ela amadurece com o amadurecimento espiritual das pessoas. Ninguém nasce precisando de transplante de fígado sem ter lesado, numa vida anterior, este órgão, etc. Nossa Marcha é à favor da vida saudável, da evolução espiritual. Espero que nos compreendam. Se droga fosse bom não existiria CENTRO DE RECUPERAÇÃO. Se a maconha fosse inofensiva por ser uma planta, tomaríamos chá de cicuta sem medo de nos envenenar. E legalizar a maconha não acabará com o tráfico. Se os traficantes não ganharem com a venda da maconha, ganharão com a venda de outras drogas. O Governo só legalizará para ganhar dinheiro sobre a desgraça do povo. A "planta da paz" tirou a paz dessas pessoas da fila. A droga já comanda a vida delas. Pense nisso! Usemos a razão, o raciocínio.


Texto de Rudymara


Nenhum comentário:

Postar um comentário