quarta-feira, 20 de julho de 2016

TENHAMOS BOM ÂNIMO


Jesus, horas antes da crucificação e sabendo que caminhava para o sacrifício, exclamou para os amigos: "Neste mundo sofrereis aflições, tende bom ânimo, eu venci o mundo". 
Jesus quis dizer: Neste mundo (de provas e expiações) vocês sofrerão aflições, mas não desanimem, eu venci o mundo (de provas e expiações), vocês também vencerão.
Explica Lacordaire no O Evangelho segundo o Espiritismo: “As aflições, os sofrimentos fazem parte do viver do Espírito mais próximo à animalidade do que da angelitude, pela sua imperfeição, ainda preso aos valores materiais, aos seus instintos. Todos os que vivem em mundos de expiações e provas passam pela dor e pelo sofrimento, pela sua própria condição de imperfeição moral, muito aquém do seu desenvolvimento intelectual. (...) Os sofrimentos, as atribulações próprias da Terra, devem libertar o Espírito de suas mazelas espirituais, oferecendo lições a serem aprendidas, pelo raciocínio e pela sensibilidade, a fim de que ocorram mudanças internas, no desenvolvimento das qualificações divinas que todos trazem em si.” 
Portanto, a dor faz parte do ensinamento e do crescimento e Jesus, como ensina a doutrina espírita, evoluiu como qualquer outra pessoa em outro planeta. E, quando ele alcançou o patamar de Espírito puro, Deus o incumbiu de ser o Governador do nosso planeta. Ele, então, participou de toda sua formação. Portanto, passou por um mundo como o nosso, de provas e expiação, superou as dores e aflições que há nela, e hoje está na condição de espírito puro, e nós também chegaremos onde ele está. Basta observarmos seus ensinamentos e sabermos sofrer as consequências de nossas transgressões. Como disse Lacordaire: “Saber sofrer é demonstrar seu amor e confiança em Deus e nas Suas leis; é ser humilde, considerando-se igual a todos os seus irmãos de humanidade, sujeitos à mesmas vicissitudes; é confiar na justiça divina, que não mantém privilégios, mas dá a cada um segundo suas obras. É agradecer a oportunidade de ressarcir débitos do passado distante ou próximo, libertando-se das consequências dolorosas que permanecem impressas no perispírito, incomodando o Espírito, que quer libertar-se dessas amarras que o prendem à vida material, para, mais facilmente, alçar vôos mais altos em direção a planos mais elevados.”
Então, só nos resta ter BOM ÂNIMO.

Rudymara



Nenhum comentário:

Postar um comentário