sábado, 25 de julho de 2015

ANJO GUARDIÃO NA VISÃO ESPÍRITA

 
 
Em entrevista à Revista Espírita Allan Kardec, o Orador Espírita Raul Teixeira fala sobre os Anjos, que aqui transcrevemos:


P: - É PONTO PACÍFICO EM TODAS AS RELIGIÕES, QUE TODO INDIVÍDUO TEM UM ESPÍRITO PROTETOR OU “ANJO DA GUARDA” QUE O ACOMPANHA DURANTE TODA A VIDA. ESSE ESPÍRITO FICA SEMPRE JUNTO DO SEU PROTEGIDO OU SUA ATUAÇÃO SE FAZ À DISTÂNCIA?
R: - Esse Anjo da Guarda estará sempre junto ao seu protegido, sem que esse "estar junto" seja entendido física ou geograficamente. Mesmo que se encontre à distância do protegido o Anjo Guardião estará "perto", desde que o seu tutelado se mantenha psiquicamente a ele vinculado. Isso nos permite dizer que a atuação do Guardião pode fazer-se estando próxima ou distante, fisicamente, do seu protegido.

P: - A CHAMADA “VOZ DA CONSCIÊNCIA” É A VOZ DESSE ESPÍRITO PROTETOR?
R: - A voz da consciência, geralmente, se refere à presença das leis divinas em nossa intimidade, agindo na condição do implacável juiz que nos aplaude quando acertamos e que nos admoesta quando erramos. Entretanto, em muitas ocasiões, a inspiração superior dos nossos Guardiões pode-se apresentar como verdadeira voz da consciência, principalmente quando nos vem advertir quanto a situações comprometedoras ou, ainda, quando nos sugere realizações importantes para a nossa jornada de evolução.

P: - ELE TEM RECURSOS PARA EVITAR OU PROVOCAR ACIDENTES OU ENFERMIDADES, COM O OBJETIVO DE PROTEGER SEU PUPILO DE UM MAL MAIOR?
R: - Quanto mais evoluídos são os Espíritos, de mais recursos dispõem para conduzir os seus tutelados para uma ou outra situação, sempre atentos às necessidades e aos méritos dos seus pupilos, principalmente quando essas necessidades e esses méritos tenham o poder de interferir positivamente no processo evolucional dos indivíduos.

P: - QUAIS SÃO OS RECURSOS QUE ELE ADOTA PARA DESVIAR SEU PROTEGIDO DOS VÍCIOS, DAS PAIXÕES E DEMAIS PREJUÍZOS ESPIRITUAIS?
R: - Pode ele inspirar, mobilizar situações sociais em torno dos seus tutelados. Pode lançar mão de fluidos diversos, de energias variadas, que tenham a possibilidade de agir nas células, nos órgãos, no psiquismo. Entretanto todas essas providências estão sempre associadas à "lei do mérito”.

P: - ESGOTADOS ESSES RECURSOS ELE SE AFASTA DEIXANDO O PUPILO ENTREGUE A SUA PRÓPRIA SORTE?
R: - Consciente como é de que não deverá impor ao seu tutelado, aquilo que este não queira, entrega-o ao próprio livre arbítrio, quando, então, se vinculará às faixas vibratórias que deseje até o momento do arrependimento e do "retorno" aos bons climas espirituais.

MENTE SUPERIOR AOS DEMAIS QUE A COMPÕEM?
P: - DIZ-SE QUE O ESPÍRITO ISMAEL É O GUIA ESPIRITUAL DO BRASIL. TODAS AS NAÇÕES TÊM A PROTEÇÃO DE UM ESPÍRITO HIERARQUICAMENTE SUPERIOR AOS DEMAIS QUE A COMPÕEM?
R: - Indubitavelmente.

P: - QUANDO DUAS OU MAIS NAÇÕES ESTÃO EM CONFLITO, COMO FICA O RELACIONAMENTO DOS RESPECTIVOS ESPÍRITOS PROTETORES?
R: - Os nobres Guias das nações estão acima das perturbações dos seus povos, do mesmo modo que pais maduros e conscientes não permitem qualquer problema em seu relacionamento, quando seus filhos, meninos e irresponsáveis, imaturos e inexperientes, se engalfinhem, se agridam pelos campos onde se desenvolvem. Para os excelsos mentores, o serviço prestado a Jesus, em cuidando de largas faixas do Seu rebanho ainda inferiorizado, constitui-se em grande honra e estão sempre mobilizando providências para que se estabeleça a paz; o entendimento e a fraternidade entre as nações.

P: - PARA FINALIZAR, GOSTARIA DE ACRESCENTAR MAIS ALGUMA INFORMAÇÃO OU COMENTÁRIO SOBRE O ASSUNTO PARA OS NOSSOS LEITORES?
R: - Quero dizer aos nossos amigos, leitores dessa notável Revista Espírita Allan Kardec, sobre a beleza da nossa existência atual na Terra, perante esse amontoado de dificuldades e de tormentos que tem caracterizado o mundo, em fase de transição. Quero dizer que todos somos muito felizes, mas muito felizes mesmo, tendo em vista que o Criador nos está presenteando com a chance de demonstrarmos o aprendizado de tantos imortais valores, exatamente nessa época de compreensíveis alucinações do "homem-velho", nos estertores finais de um período inferior.
Assim, que nenhum de nós se rebele. Que ninguém assimile esses tóxicos do desalento, mas que avancemos destemerosos oferecendo a. Jesus o que tivemos de melhor em nós e ao nosso alcance. Quem puder escrever sobre o bem, que escreva. Quem puder falar o bem, que o fale. Quem puder cantar a mensagem do bem, que distenda sua voz. Os que souberem encenar, que ponham a arte cênica para louvar o amor e o bem, impregnando com beleza as mentes e os corações. Quem souber ensinar, compreender, perdoar, quem souber alegrar, elevar, fazer, sorrir; quem for capaz de amar, em qualquer nível, pois que ame, não se negue, não se omita. É esse o nosso momento de semear felicidade e luz. Não importa que sejamos muito moços ou muito idosos, não nos importem as dificuldades materiais passageiras. Que cada um de nós ofereça, para o Grande Banquete, o que tivermos de melhor, porque o nosso melhor tempo é o tempo presente.
 
 
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário