quarta-feira, 19 de março de 2014

JOSÉ, PAI DE JESUS

 
(...) Das cinco vezes que a palavra sonho aparece no Novo Testamento, quatro estão relacionadas com José, o pai de Jesus, sempre sendo convencido por um anjo a fazer exatamente o contrário do que estava planejando ou que mandava o senso comum, demonstrando uma confiança ilimitada em Deus.
José foi o protótipo do coadjuvante, entretanto protegeu a família sagrada. Dele não sabemos nada, só o nome de seu pai, graças à genealogia de Jesus. Segundo Mateus, foi um homem justo, que na época significava uma referência de caráter e piedade para a comunidade.
Foi um artesão construtor na pequena Nazaré e deu o exemplo das mãos calosas, do suor no rosto e das lutas cotidianas para Jesus, que certamente o ajudava.
José não nos deixou uma só palavra. Entregou-nos, entretanto o seu silêncio. Esse silêncio não é mutismo de quem não tem nada a dizer, ou absenteísmo de quem, alienado, não se dá conta do que ocorre consigo. Ele falava com as mãos e ferramentas, refletindo sua intensa vida interior. Jesus, durante o seu ministério público, utilizou o silêncio como técnica de ensino.
É certo que se Jesus denominou Deus como Abbá (paizinho, em aramaico) foi porque teve essa experiência com José. Na família patriarcal judaica o pai cuidava, preferencialmente, da educação dos filhos a partir dos cinco anos. Registramos ainda que o espírito Humberto de Campos no notável livro “Boa Nova”, psicografado por Francisco Cândido Xavier, afirma no capítulo três que Jesus viveu e se desenvolveu junto a José.
Eclipsado pelo Sol que é Jesus, seu filho, e por Maria, a Lua que reflete a luz solar, sua esposa, José, geralmente, só é lembrado quando armamos o presépio de Natal.
José só começou a chamar a atenção dos teólogos e devotos graças à admiração que Teresa d’Ávila, a grande reformadora do Carmelo na Espanha no século XVI, sempre lhe dedicou. Em sua vida testemunha: “Não me recordo de dirigir uma súplica a São José que não tenha sido atendida.”
 
 
Frederico Guilherme Kremer
 
 
 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário