sexta-feira, 24 de maio de 2013

DESIGUALDADE DAS RIQUEZAS


 
 
Muitos querem buscar uma solução ao problema da desigualdade das riquezas. Mas é inútil tal procura, quando só se acredita na vida atual.
Os homens não são igualmente ricos, porque “não são igualmente inteligentes, ativos e laboriosos (trabalhadores) para adquirir, nem sóbrios (moderados) e previdentes (cuidadoso) para conservar.”
 
• Não são igualmente inteligente: primeiramente porque estamos cada qual em grau evolutivo diferente do outro. Uns adquiriram mais experiência e inteligência que outros, devido ao número maior de reencarnação. E porque muitos acham-se incapazes, não estudam, não buscam o conhecimento. Enquanto outros, estudam, buscam estar bem informado, etc. Ex: Há Centro Espírita que tem computadores para ensinar os filhos dos assistidos, o professor voluntário, muitas vezes fica sozinho na sala, porque os alunos não comparecem. Professores, dizem que os alunos não estudam porque sabem que no final do ano passará de ano. Tem aluno saindo do ginásio sem saber ler e escrever. Mas, um dia, quando for arrumar um emprego, dirá que não teve sorte ou oportunidade na vida. O que não é verdade. A escola está lá, o professor também, mas ninguém aproveita a oportunidade, depois coloca a culpa na sorte, na sociedade, no Governo, em Deus, etc.;
 
• não são ativos e laboriosos (trabalhadores): muitas pessoas que tem condição financeira pequena, já se sentem derrotadas, incapaz, antes mesmo de tentar. Muitos não buscam cursos gratuitos que reforce seu curriculum; quando estão trabalhando não se esforçam para aprender mais, acomodam-se no que faz; não trabalha com vontade, ajudando o companheiro, a empresa crescer; falta demais; reclama o tempo todo do serviço, do patrão dos companheiros, etc. Muitos que recebem ajuda de órgãos governamentais, religiosos ou familiar, se acomodam, e assim, não buscam pescar. Enfim, são os que esperam que tudo caia do céu; que alguém bata à sua porta para oferecer um bom emprego; conforme o emprego nem vai porque acha que é muito pouco ou não está a sua altura. “Ajuda-te, que o céu te ajudará.”
 
• não são sóbrios (moderados) e previdentes (cuidadosos): muitos, quando estão empregados ganhando pouco, vivem uma vida com o orçamento apertado. Quando arrumam um emprego melhor, para ganhar mais, passam a gastar mais, sem pensar em guardar para o amanhã. Se tem um carro, compra outro; ou se tem um carro bom, quer um importado; compra roupas e sapatos que muitas vezes não chega a usar; etc. Muitos não se conformam em ganhar pouco, querem ter o que não podem comprar. Daí gastam além do que podem pagar. Entram em dívidas. E quando fica desempregado, desespera-se, vai vendendo tudo, até chegar ao ponto de pedir ajuda e achar que alguém fez alguma coisa para ele(a). Porque, é mais fácil colocar a culpa nos outros, do que ver que o erro está em nós mesmos.
 
 
 
(O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. XVI, item 9)
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário