domingo, 10 de junho de 2012

A DOR E O SOFRIMENTO SÃO NECESSÁRIOS?


 A dor não é uma lei, o amor sim.

Muitas vezes há uma pequena confusão quando dizemos da necessidade da dor. Claro que ela exerce uma função educativa, mas aparece somente nos momentos em que insistimos na cegueira espiritual.
Aí então a dor é um instrumento, um mecanismo da evolução da Lei de Progresso para nos alertar e reconduzir se nos equivocarmos.
Se ela fosse uma Lei, quanto mais dor tivéssemos, mais evoluídos seríamos, ótimo argumento para quem investe nas guerras, nas atrocidades no masoquismo...
Se ela fosse uma Lei onde ficaria a Lei de Liberdade?
Se ela fosse uma Lei onde estaria a Lei de Amor Justiça e Caridade?
Não precisamos fatalmente passar pela dor para evoluir...mas somente como efeito de um ato anteriormente praticado .


Vejamos o que diz Kardec no livro A Gênese, item 6, p. 85-86:

“Os flagelos destruidores provocados pelo homem representam, ao contrário dos naturais, uma grave infração à lei de Deus. Sabemos que, de todos os sofrimentos existentes na Terra, [...] os males mais numerosos são os que o homem cria pelos seus vícios, os que provêm do seu orgulho, do seu egoísmo, da sua ambição, da sua cupidez, de seus excessos em tudo. Aí a causa das guerras e das calamidades que estas acarretam, das dissensões, das injustiças, da opressão do fraco pelo forte, da maior parte, afinal, das enfermidades. Deus promulgou leis plenas de sabedoria, tendo por único objetivo o bem. Em si mesmo encontra o homem tudo o que lhe é necessário para cumpri-las. A consciência lhe traça a rota, a lei divina lhe está gravada no coração e, ao demais, Deus lha lembra constantemente por intermédio de seus messias e profetas, de todos os Espíritos encarnados que trazem a missão de o esclarecer, moralizar e melhorar e, nestes últimos tempos, pela multidão dos Espíritos desencarnados que se manifestam em toda parte. Se o homem se conformasse rigorosamente com as leis divinas, não há duvidar de que se pouparia aos mais agudos males e viveria ditoso na Terra. Se assim não procede, é por virtude do seu livre-arbítrio: sofre então as conseqüências do seu proceder.”
 A dor só surge quando o Amor não foi entendido.


(Retirado do site Fórum Espírita)




Nenhum comentário:

Postar um comentário