segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

O LADO OCULTO - estória para reflexão


Silas realiza uma “tournée” de palestras espíritas. Estivera ausente 10 dias. Expositor brilhante, encantava platéias que lotavam os Centros Espíritas por onde passava.

Mais do que a palavra, as pessoas que privavam de sua companhia impressionavam-se com seu comportamento. Somente muito calmo e afável, a todos atendia, imperturbável, mesmo quando abordado por companheiros inoportunos que abusavam de sua boa vontade.

As pessoas que o acolhiam encantavam-se com sua tranqüilidade. Se o almoço atrasava, se as crianças perturbavam, se ocorriam pequenos incidentes, tudo era relevado por ele com palavras de compreensão.

“SEJA TUDO PELA EDIFICAÇÃO” – proclamava, sereno, lembrando o apóstolo Paulo, na Primeira Epístola aos Coríntios.

Cumprido o roteiro, regressou, finalmente, viajando 10 horas, estrada ruim, ônibus desconfortável, percalços que suportou com resignação, “TUDO PELA EDIFICAÇÃO.”

Descendo na estação rodoviária, estranhou a ausência de sua esposa, a quem avisara quanto ao horário de chegada. Os minutos escoavam-se com lentidão da impaciência. Parecia horas! Silas nervoso, pensava:

- Que falta de consideração! Não poderia antecipar-se ao ônibus?

Finalmente ela chega. Beijaram-se. Ele, sisudo; ela, expansiva, a explicar que houvera um problema no trânsito. Não a deixou concluir. “Soltou os cachorros”, diante da mulher atônita, verberando o atraso. Entrou no automóvel e regressou, amuado, ao lar.

Após enfrentar, valoroso e disciplinado, 10 dias de excursão e 10 horas em desconfortável viagem de regresso, Silas não se conformou em esperar 10 minutos por sua esposa . . .

(Richard Simonetti)

Com um pouco de disciplina é possível exercitar comportamento moderado na vida em sociedade, com valores de tolerância e paciência, em favor da EDIFICAÇÃO.

O teste difícil está no lar, onde, sem o verniz social, se desnuda o lado oculto de nossa personalidade, mostrando facetas nada edificantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário