segunda-feira, 16 de agosto de 2010

"HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI" - disse Jesus


Jesus disse: “Não se turbe o vosso coração. Crede em Deus, crede também em mim. – Há muitas moradas na casa de meu Pai.”

Durante muito tempo esta afirmativa pareceu vaga, absurda e sem nexo. Porque os antigos acreditavam que o céu era o teto da Terra. E nesse teto, estavam fixados o Sol (farol que sustentava o dia); a lua e as estrelas (luzes que enfeitavam a noite).
Acreditavam que a abóbada celeste movimentava-se em torno da Terra.
Quando surgia, o Sol espantava a noite.
Quando o Sol declinava, morria o dia.
A ciência engatinhava e suas idéias se confundiam com a teologia dogmática; que dizia:
· A Terra, o centro do Universo.
· O homem, o rei da criação.
Com o tempo descobriu-se que o teto da Terra é infinito, e as luzes do Céu, são astros distantes.
Durante séculos, a religião, usou o seu poder temporal para impor suas idéias, utilizando-se de precários cálculos e observações de Ptolomeu, astrônomo grego que viveu no século I da era cristã.
Ele foi o autor da teoria geocêntrica, que dizia que os astros giravam em torno da Terra. Sua teoria sustentava a teoria da igreja. A igreja proibia avançar além dessa idéia, o castigo para quem se atrevesse era a morte.
No século XVII, no ano de 1543, o astrônomo italiano Galileu Galilei, defendia a teoria de Nicolau Copérnico, um eclesiástico, que viveu um século antes, que temia e respeitava as autoridades religiosas. Tal teoria, é a heliocêntrica, que afirmava que os astros giravam em torno do Sol. Por essa afirmativa, Galileu foi levado ao tribunal inquisitorial, e “convidado” a negar a teoria que defendia. A pena, caso ele se recusasse a negar, era arder na fogueira.
Com essa teoria, a Terra não seria mais o centro do Universo, mas apenas um humilde planeta que gira em torno do Sol, uma estrela de 5ª grandeza.
Para as autoridades religiosas, era difícil admitir que o “homem”, o rei da Criação, habitasse um grão de poeira, em areal infinito.
Então, Galileu, negou a teoria heliocêntrica, mas afirmou, ao mesmo tempo, aos companheiros:
- A Terra se move.
Galileu, inventou então, o telescópio, que o ajudou a confirmar com cálculos matemáticos as conclusões de Copérnico.
Hoje, qualquer criança de primeiro grau tem consciência de que a Terra é apenas um satélite do Sol. E além da Terra, há mais 8 planetas que fazem parte desse sistema solar. Em pesquisas atuais, já foram constatados que há mais sóis e mais planetas somente na nossa galáxia. Segundo os Espíritos, de todos os mundos que compõem o nosso sistema planetário, a Terra é dos de habitantes menos adiantados, física e moralmente. Júpiter é um dos mundos mais próximos da perfeição. O volume de cada um e a distância a que esteja do Sol nenhuma relação necessária guardam com o grau do seu adiantamento.
Na questão 55 de O Livro dos Espíritos, os Espíritos disseram à Kardec que "são habitados todos os mundos que se movem no espaço; que só o orgulho e a vaidade podem sustentar a idéia de que o Homem está solitário no Universo."
Portanto, a afirmativa de Jesus, que parecia um absurdo, hoje já não é mais.
Quando pensamos nessa vastidão infinita, somos levados a admitir que não estamos sós.




Nenhum comentário:

Postar um comentário