quinta-feira, 20 de maio de 2010

JESUS VISITA AS IRMÃS MARTA E MARIA



“Enquanto caminhava, Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, o recebeu em casa. Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e ficou escutando a sua palavra. Marta estava ocupada com muitos afazeres. Aproximou-se e falou: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha com todo o serviço? Manda que ela venha ajudar-me!” O senhor, porém, respondeu: “Marta, Marta! Você se preocupa e anda agitada com muitas coisas; porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte, e esta não lhe será tirada.” - (Lucas cap. 10, ver. 38 á 42).

O Mestre visitava as irmãs Marta e Maria.
Marta, atarefada e nervosa, ia e vinha, no desenvolvimento de rotineiras tarefas domésticas, que podiam ficar para depois, incapaz de aproveitar o glorioso momento.
Imaginemos uma família recebendo Chico Xavier.
Reúnem-se todos em torno do grande médium, menos a dona da casa.
- Não posso! É dia de faxina . . .
Era mais ou menos isso que Marta fazia.
No entanto, Marta, embora tivesse apreço por Jesus, estava mais preocupada com os afazeres domésticos e se aborreceu com sua irmã Maria, que não a ajudava, porque queria sorver as palavras, colhendo os benefícios do verbo sublime.
Em dado instante, Marta não se conteve.
Aproximou-se e reclamou, numa atitude indelicada, bem própria de quem fala o que pensa, sem pensar no que fala:
- Senhor, não te importas que minha irmã me deixe só no serviço? Diz-lhe, pois, que me ajude.
Daí a observação de Jesus:
- Marta, Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. No entanto, uma só é necessária . . . Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada.
Poucas coisas, realmente, são necessárias, se nos contentarmos com o essencial.
Dentre elas, uma é fundamental, capaz de dar significado às nossas vidas, sustentando-nos o equilíbrio e a paz, com pleno aproveitamento das horas.
Está representada pelos valores espirituais, adquiridos com o cultivo das virtudes cristãs, como a caridade, o amor, a compaixão, o perdão, a tolerância.
Há muitas Martas pela vida, preocupadas com seus negócios, com sua profissão, com sua casa, com seus bens materiais, sem tempo para cuidar do Espírito.
É importante que tenhamos nossa profissão, nosso emprego, nosso sustento, nossa casa, nossos bens materiais, mas quando isso tudo começa a ocupar demasiado espaço em nossa vida, começamos a marcar passo na jornada evolutiva e perdemos preciosas oportunidades de aprendizados e renovação.
Mesmo nas lides espíritas, onde jamais isso deveria acontecer, tendo em vista a clareza e a profundidade da mensagem codificada por Allan Kardec, muitos perdem tempo em busca do que lhes será tirado, perdendo tempo em não buscar valores que lhes enriqueceriam para sempre a existência.
Vivem em função do homem efêmero (passageiro), negligenciando(descuidando)do Espírito eterno.
Chamados a intelectualizar a matéria deixam-se anestesiar por ela.
Variados problemas de relacionamento humano nascem do excessivo envolvimento com situações transitórias, a exagerada preocupação com as rotinas do dia-a-dia.


Há síndrome de Marta, afetando multidões, pessoas excessivamente preocupadas com a subsistência, com a compra do automóvel, com a construção de uma casa, com o futuro da família, com a limpeza do lar, com os negócios . . .
Perturbam-se facilmente, desgastam-se por nada . . .
Vivem estressadas, neuróticas, inquietas, irritadas, abrindo campo a desajustes físicos e psíquicos.
- No entanto, uma só é necessária . . . Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada!
Qual a melhor parte da vida?
O Espiritismo revela que estamos aqui como alunos num educandário, convocados ao aprendizado das leis divinas. Isso envolve o aprimoramento espiritual, a aquisição de virtudes, o desenvolvimento de nossas potencialidades criadoras.
Escolhem a melhor parte as pessoas que orientam suas ações em direção a esses objetivos, alunos aplicados e diligentes.
Desapegam-se dos interesses mundanos.
Conscientizam-se de seus deveres diante de Deus e do próximo.
Abrem espaço em seu cérebro para os valores espirituais.
Abrem espaço em seu coração para as virtudes cristãs.
Adquirem bens imperecíveis de sabedoria e virtude, riqueza inalienável, a lhes garantir bem-estar onde estiverem, na Terra ou no Além.
Imperioso que coloquemos acima de tudo a edificação de nossa alma, buscando os valores mais nobres.
Sem esse esforço, estaremos perdendo tempo, complicando a jornada e acumulando moedas de ilusão, que serão irremediavelmente confiscadas quando a morte conferir nossa bagagem, na alfândega do Além.
Lá chegaremos a mendigar paz, em amargos desenganos.
Importante ressaltar que a edificação de nosso Espírito não só abençoará nosso futuro, como também dará estabilidade ao nosso presente.
Buscando a melhor parte, seremos capazes de conviver com as pessoas, no âmbito doméstico, social e profissional . . .
Buscando a melhor parte, saberemos resolver problemas, enfrentar dificuldades, superar obstáculos e atravessar os períodos difíceis, sem irritações, sem inquietude, capazes de fazer sempre o melhor . . .
Menos para Marta.
Mais para Maria!
Em O Sermão da Montanha Jesus enfatiza esse tema, recomendando-nos que não nos preocupemos demasiadamente com a nossa vida.
Que busquemos em primeiro lugar o Reino de Deus, a se exprimir no esforço do Bem e da Verdade, e tudo o mais nos será dado por acréscimo.

(RICHARD SIMONETTI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário