terça-feira, 4 de maio de 2010

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA


CENTRO DE UMBANDA É ATACADO POR FANÁTICOS RELIGIOSOS EM NOVA IGUAÇU

Ao abrir a porta, a surpresa: imagens quebradas e um altar revirado. O centro de umbanda "Caminhos de Oxum" foi invadido e depredado em Nova Iguaçu - RJ.
O ataque ao centro de umbanda Caminhos de Oxum foi levado à Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, que vai acompanhar o caso.
(...) Ivanir dos Santos, coordenador da comissão, diz que muitos casos acabam não sendo investigados porque as pessoas perseguidas sentem medo de represálias. Este ano (2010), já foram feitas quase 40 denúncias à entidade e só oito resultaram em inquéritos policiais.
"As religiões mais perseguidas são as de origem africana e quem costuma atacar são os neopetencostais. Quem faz isso não pode ser um bom cristão. Querem demonizar essas religiões (africanas) e seus adeptos", afirmou Ivanir.
Foram danificadas oito imagens, que estavam numa prateleira de madeira, além de artigos como copos e pratos utilizados nos rituais religiosos.

RESPEITEMOS NOSSOS IRMÃOS DE OUTRAS RELIGIÕES
O tiranismo religioso, faz com que pretensiosos se achem intérpretes infalíveis dos planos de Deus na Terra. Tais tiranos, junto com as tendências de agressividade e intolerância do ser humano, tem feito correr rios de sangue nas páginas da História, onde vemos com freqüência supostos “representantes direto de Deus”, empunhando a espada para combater inovadores. Devido a tal idéia, milhares foram sacrificados no circo romano por cultivarem os princípios cristãos; no século terceiro, Constantino transformou o Cristianismo em religião oficial do Império Romano, e multidões foram eliminadas por contrariar concepções teológicas dogmáticas e infantis; a Inquisição, responsável pela morte de mais de cinqüenta mil pessoas, é um triste exemplo dessa intolerância; após a Segunda Guerra Mundial, a Índia deixou de ser dominada pela Inglaterra, mas as divergências religiosas entre os adeptos do Islamismo e do Hinduísmo, fez com que dividisse o país, surgindo assim a criação do Paquistão, onde ficariam os muçulmanos, mas até que se completasse o remanejamento da população houve tantas lutas, tantas violências, tantas vinganças, que perto de três milhões de pessoas pereceram; e na atualidade, temos o lamentável confronto entre católicos e protestantes na Irlanda, cravado em interesses políticos e sociais, que não se pode prever quando terminará. Enquanto isso, sucedem-se atentados e mortes. Tudo seria bem diferente se os homens observassem a advertência de Jesus: "Faça aos outros o que quer que os outros lhe façam", ou seja, se queremos ter liberdade de escolha religiosa, devemos dar esta liberdade aos outros. (Richard Simonetti)


ARTIGO 5º INCISO VI DA CONSTITUIÇÃO DIZ:- é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário